Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
A Copa do Nordeste de Futebol (também conhecida como Nordestão, Campeonato do Nordeste e Lampions League) é uma competição de futebol disputada entre equipes da Região Nordeste do Brasil.
Considerado um dos campeonatos regionais mais importantes do país (por alguns, o mais importante), o "Nordestão" foi uma competição intermitente no calendário do futebol brasileiro em seus primeiros anos. Organizada oficialmente pela primeira vez em 1994, o torneio foi disputado continuamente entre 1997 e 2003, época em que passou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Teve quase todas suas edições canceladas entre 2004 e 2012, com exceção da edição de 2010. Retornou novamente ao calendário do futebol brasileiro em 2013.
Entre as edições de 1997 e 1999, o campeão garantiu também uma vaga na Copa Conmebol, mas a partir das edições de 2000 até 2013 o campeão não garantiu vaga porque a Copa Conmebol foi extinta. Entre as edições de 2014 a 2016, os campeões obtiveram vaga para a Copa Sul-Americana do mesmo ano. em 2017 a 2019, o campeão garantiria vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte. A partir de 2020, o campeão também obterá vaga no torneio nacional do ano seguinte, só que na terceira fase.
Nas 19 edições realizadas, houve nove clubes campeões. Bahia e Vitória (clubes rivais de Salvador, que duelam o clássico Ba-Vi) são os maiores vencedores do "Nordestão", com quatro títulos cada. O Sport possui três títulos e os rivais Ceará e Fortaleza foram campeões por 2 oportunidades cada. América de Natal, Campinense, Santa Cruz e Sampaio Corrêa possuem uma conquista cada.
O Campinense e o Sampaio Corrêa, campeões das edições de 2013 e 2018, respectivamente, foram os únicos a conquistarem o torneio sem levar nenhum gol em seus domínios. O confronto mais vezes repetido em toda a história da competição é entre Vitória e América de Natal, com 21 jogos. Foram 14 vitórias do rubro-negro baiano, 4 do alvirrubro potiguar, além de 3 empates.
Em 2022, o vice-presidente do torneio, Constantino Júnior, confirmou que agora serão 36 equipes ao invés de 20 a fim dar oportunidade a mais times de participarem da competição. Serão três mata-matas, o que pode impulsionar a criação uma segunda divisão da Copa do Nordeste e estabelecer um sistema de acesso e rebaixamento entre as séries.